Objetivo
Avaliar a influência de três sistemas de limas de NiTi acionados por motor, fabricados com diferentes ligas de NiTi, para a preparação de canais do segundo mesiobucal (MB2) em primeiros molares superiores extraídos, utilizando um scanner de microtomografia computadorizada (micro-CT).
Metodologia
Foram selecionados trinta primeiros molares superiores com dois canais na raiz mesiobucal, que foram divididos aleatoriamente em três grupos (n = 10):
Reciproc [REC; tamanho 25, taper .08; VDW, Munique, Alemanha],
ProDesign R [PDR; tamanho 25, taper .06; Easy, Belo Horizonte, Brasil] e
Mtwo [MO; tamanho 25, taper .06; VDW, Munique, Alemanha].
Antes e após a preparação do canal MB2, os dentes foram escaneados utilizando micro-CT para avaliar o transporte do canal, a capacidade de centralização, a espessura da dentina e a variação de volume. O tempo de trabalho para atingir o comprimento de trabalho também foi avaliado. Todos os parâmetros foram comparados estatisticamente utilizando os testes de Kruskal–Wallis e Dunn para comparações múltiplas, com nível de significância de 5%.
Resultados
Não houve diferença significativa entre os grupos quanto ao transporte do canal e à capacidade de centralização (P > 0,05). Entretanto, o grupo PDR tamanho 25/.06 apresentou volume de canal e volume de remoção de dentina significativamente menores quando comparado ao MO tamanho 25, .06 taper e ao REC tamanho 25, .08 taper (P < 0,05). Uma perfuração radicular foi detectada nos grupos MO tamanho 25, .06 taper e REC tamanho 25, .08 taper, respectivamente. Em relação ao tempo de trabalho, o grupo PDR tamanho 25, .06 taper exigiu um tempo significativamente maior para atingir o comprimento de trabalho do que o MO tamanho 25, .06 taper e o REC tamanho 25, .08 taper (P < 0,05).
Conclusões
Todos os sistemas de NiTi apresentaram transporte do canal, capacidade de centralização e aumento de volume apical similares após a preparação dos canais MB2. Entretanto, o grupo PDR tamanho 25/.06 apresentou menor volume de remoção de dentina, ausência de perfuração radicular e exigiu um tempo maior para a realização da preparação do canal radicular.
Palavras-chave:
Transporte apical, fio de memória controlada, microtomografia computadorizada, tratamento de canal radicular.