ARTIGO CIENTÍFICO

Análise Comparativa da Erosão Dentinária Após Irrigação Ultrassônica Passiva versus Irrigação com Ativação Reciprocante: Um Estudo com Microscopia Eletrônica de Varredura Ambiental

O objetivo deste estudo foi avaliar ex vivo os efeitos erosivos da irrigação ultrassônica passiva versus irrigação com ativação reciprocante na superfície dentinária do canal radicular em 3 níveis predeterminados, utilizando microscopia eletrônica de varredura ambiental.

Métodos: Dez raízes de pré-molares mandibulares foram preparadas utilizando o sistema ProTaper Universal (Dentsply Maillefer, Ballaigues, Suíça). Os espécimes foram embutidos em frascos cortados longitudinalmente, e foram feitas marcações a 3,0, 6,0 e 9,0 mm do ápice. Os espécimes do grupo controle (n = 10) foram limpos em banho ultrassônico contendo 2,5% de hipoclorito de sódio e 17% de EDTA e, em seguida, secos. Posteriormente, foram obtidas imagens por microscopia eletrônica de varredura ambiental com aumento de _800.

Os espécimes foram então reagrupados em seus frascos, e as soluções de NaOCl e EDTA foram ativadas conforme as condições estabelecidas para os grupos experimentais (ou seja, o grupo de irrigação ultrassônica passiva [n = 5] e o grupo Easy Clean (Easy Equipamentos Odontológicos, Belo Horizonte, MG, Brasil), irrigação com ativação reciprocante com o instrumento Easy Clean [n = 5]). Os espécimes de ambos os grupos experimentais foram analisados da mesma forma que no grupo controle. A análise da topografia da superfície dentinária foi realizada utilizando o programa 3D Roughness Reconstruction (Phenom-World BV, Eindhoven, Países Baixos) como meio de avaliação da erosão. Os dados foram avaliados por meio dos testes de Kruskal-Wallis, Student-Newman-Keuls e Mann-Whitney.

Resultados: No grupo EasyClean, o grau de erosão dentinária a 3,0 mm foi significativamente maior do que a 9,0 mm. Nas demais comparações, não houve diferença estatisticamente significativa (P < .05).

Conclusões: As técnicas de irrigação final testadas foram equivalentes em relação ao grau de erosão causado na superfície dentinária. (J Endod 2017;43:141–146).

Palavras-chave: Irrigação endodôntica, microscopia eletrônica de varredura ambiental, erosão, irrigação final, irrigação ultrassônica passiva, movimento reciprocante.