O objetivo deste estudo foi comparar a eficácia da irrigação ultrassônica passiva e do EasyClean para a remoção de material obturador residual no retratamento. Vinte e dois incisivos laterais superiores com curvatura apical foram instrumentados com limas ProTaper e obturados com Endofill utilizando a técnica de compactação lateral. A remoção do material obturador foi realizada com limas Reciproc, Mtwo e ProDesign Logic 50/.01.
Os dentes foram inseridos em um molde de silicone, que foi colocado em um muffle metálico, e seccionados para visualizar o material obturador residual. As amostras foram divididas em dois grupos (n = 11) de acordo com o protocolo de irrigação: irrigação ultrassônica passiva (grupo PUI) com 3 ativações de 20 segundos e EasyClean (Easy Equipamentos Odontológicos, Belo Horizonte, Brasil) (grupo EC) utilizado em rotação contínua com 3 ativações de 20 segundos, ambos utilizando NaOCl e EDTA.
Foram obtidas imagens por microscopia eletrônica de varredura ambiental dos terços apical, médio e cervical, antes e após a ativação da solução irrigante. O teste kappa foi utilizado para determinar o acordo interexaminador. A análise estatística foi realizada utilizando os testes de Kruskal–Wallis, Mann–Whitney e Wilcoxon (p < 0,05). PUI e EC melhoraram a remoção do material obturador residual em todos os terços do canal radicular (p < 0,05). PUI e EC apresentaram desempenho semelhante na etapa final do retratamento (p > 0,05). Não foi observada diferença significativa na remoção do material obturador nos terços apical, médio e cervical em ambos os grupos (p > 0,05). O EasyClean em movimento rotatório contínuo é útil no retratamento e demonstrou ser tão eficaz quanto a ativação ultrassônica na remoção do material obturador residual.
Palavras-chave: Retratamento; Soluções de Irrigação Endodôntica; Obturacão do Canal Radicular.