ARTIGO CIENTÍFICO

Eficácia Comparativa de Novos Dispositivos Mecânicos de Agitação de Irrigante para Remoção de Detritos do Canal e do Ístmo das Raízes Mesiobucais de Molares Inferiores

Introdução: O objetivo deste estudo foi comparar a eficácia do Easy Clean (Easy Dental Equipment, Belo Horizonte, MG, Brasil) em rotação contínua e movimento reciprocante, irrigação ultrassônica passiva (PUI), sistemas Endoactivator (Dentsply Maillefer, Ballaigues, Suíça) e irrigação convencional na remoção de detritos de canais radiculares e istmos.

Métodos: Cinquenta raízes mesiais de molares inferiores foram embutidas em resina epóxi utilizando um muffle metálico; em seguida, os blocos contendo as raízes foram seccionados a 2, 4 e 6 mm do ápice. Após a instrumentação, as raízes foram divididas em cinco grupos (n = 10) para aplicação do protocolo de irrigação final: Easy Clean em rotação contínua, Easy Clean em movimento reciprocante, PUI, Endoactivator e irrigação convencional. Foram obtidas imagens por microscopia eletrônica de varredura após a instrumentação e após a primeira, segunda e terceira ativações da solução irrigadora, avaliando-se a área de detritos remanescentes com o software ImageJ (National Institutes of Health, Bethesda, MD).

Resultados: O protocolo de três ativações da solução irrigadora de 20 segundos apresentou melhor limpeza do canal e do istmo. Ao final de todos os procedimentos, a análise dos canais demonstrou diferença estatística apenas a 2 mm, sendo o Easy Clean em rotação contínua mais eficiente que a irrigação convencional (P < 0,05). Após todas as etapas, a maior diferença ocorreu no istmo, onde o Easy Clean em rotação contínua foi mais eficaz que a irrigação convencional nos três níveis analisados e que o Endoactivator a 4 mm (P < 0,05). A PUI promoveu maior limpeza que a irrigação convencional a 6 mm (P < 0,05). Não houve diferença estatística entre Easy Clean em rotação contínua, Easy Clean em movimento reciprocante e PUI (P > 0,05).

Conclusões: Os métodos de ativação da solução irrigadora proporcionaram melhor limpeza do canal e do istmo, especialmente o Easy Clean em rotação contínua. O protocolo de três ativações de 20 segundos favoreceu maior eficácia de limpeza. (J Endod 2017;43:326–331).