ARTIGO CIENTÍFICO

Pontas ultrassônicas como um método auxiliar para a instrumentação de canais radiculares ovais

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de novas pontas ultrassônicas como método auxiliar na preparação rotatória de canais achatados/ovais.

Métodos:
Foram selecionados quarenta e cinco incisivos mandibulares e divididos em três grupos experimentais (n = 15):
Grupo PFCP – ProDesign Logic 25/.05 + Flatsonic + Clearsonic + ProDesign Logic 40/.01;
Grupo FCP – Flatsonic + Clearsonic + ProDesign Logic 40/.01;
Grupo PP – ProDesign Logic 25/.05 + ProDesign Logic 40/.05.

Os dentes foram escaneados pré-operatoriamente e pós-operatoriamente utilizando microtomografia computadorizada. Foram examinados os valores percentuais para aumento de volume, área não instrumentada, remoção de dentina, grau de transporte do canal e razão de centralização entre os grupos experimentais. Os dados foram analisados utilizando os testes não paramétricos de Kruskal-Wallis e Dunn (p < 0,05).

Resultados:
O grupo PFCP apresentou o maior aumento de volume na porção total do canal radicular e a menor porcentagem de área não instrumentada. Quanto ao grau de transporte na direção buccolingual, foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos PFCP e PP no terço coronário do canal. Na direção mesiodistal, não foram observadas diferenças estatisticamente significativas nos terços coronário, médio e apical. Quanto à razão de centralização, diferenças estatisticamente significativas foram encontradas na direção buccolingual; na direção mesiodistal, não foram observadas diferenças significativas nos terços coronário, médio e apical.

Conclusão:
O uso de novas pontas ultrassônicas combinadas com instrumentos rotatórios no grupo PFCP proporcionou um aumento significativo no volume e reduziu a porcentagem de áreas não instrumentadas durante a preparação de canais achatados/ovais.

Palavras-chave:
Endodontia; Ultrassom; Preparação de Canal Radicular; Raios-X; Microtomografia.