ARTIGO CIENTÍFICO

Avaliação da capacidade de limpeza de dois sistemas rotatórios de níquel-titânio: ProTaper Universal e ProDesign S tratado termicamente

Introdução: a finalidade da instrumentação endodôntica é promover a limpeza e modelagem do canal radicular, preparando para posterior obturação definitiva. Objetivo: o objetivo desse estudo foi avaliar, in vitro, a qualidade da limpeza de blocos de canais simulados, instrumentados por dois sistemas rotatórios de níquel-titânio.

Métodos: foram utilizados 20 blocos de acrílico (canais simulados), que foram separados em dois grupos com 10 cada. Foi injetada tinta nanquim nos canais simulados, os quais foram cobertos com papel laminado, para não haver influência na instrumentação.

Os blocos do Grupo 1 foram instrumentados utilizando-se a sequência operatória original do sistema ProTaper Universal, até o instrumento F3; para irrigação foram utilizados 5ml de solução salina a cada troca de instrumento. Os blocos do Grupo 2 foram instrumentados pelo sistema ProDesign S, tratados termicamente até o instrumento 30.05 e, também, irrigados com 5ml de solução salina. Após o término das instrumentações, os blocos foram fotografados e analisados, quanto à limpeza, por três mestres em Endodontia. Conclusão: nas condições experimentais em que essa pesquisa foi conduzida, não se evidenciou nenhuma diferença estatística na capacidade de limpeza entre os dois sistemas estudados.

Palavras-chave: Instrumentos odontológicos. Preparo de canal radicular. Endodontia.

Avaliação da capacidade de limpeza de dois sistemas rotatórios de níquel-titânio: ProTaper Universal e ProDesign S tratado termicamente